Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Aspilia eglerii J.U.Santos CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 25-04-2012

Criterio: B2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Planta rupícola, que produz flores e frutos durante o mês de janeiro. A espécie é endêmica da região de Diamantina em Minas Gerais. Tem AOO restrito a 4 Km² e está sujeita a uma situação de ameaça. A espécie deve ser monitorada para garantir o controle de ameaças como queimadas e atividades antrópicas que podem levar a espécie à extinção em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Aspilia eglerii J.U.Santos;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

A. eglerii é uma espécie próxima de A. clausseniana, afastando-se dessa por apresentar invólucro cilíndrico e o pappus desprovido de arista (Santos, 2001).

Distribuição

Endêmica da região de Diamantina, MG (Santos, 2001, Nakajima et al., 2010).

Ecologia

Planta rupícola, que produz flores e frutos durante janeiro.

Ameaças

1.1.4 Livestock
Incidência local
Severidade medium
Detalhes Na região central do Espinhaço, a criação de gado ameaça a biodiversidade local (Vasconcellos et al., 2008).

1.3.1 Mining
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Na região central do Espinhaço, atividades minerados impactam severamente o ambiente de diversos táxon raros e ameaçados de extinção (Vasconcellos et al., 2008).

1.7 Fire
Incidência local
Severidade high
Detalhes Na região central do Espinhaço o fogo é uma das maiores ameaças e severas ameaças a biodiversidade (Vasconcellos et al., 2008); Nunes (2008), relacionou várias ameaças no P.E. de Biribiri, localizado no município de Diamantina, MG. As principais são a presença de queimadas constantes.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada como "Criticamente em perigo" (CR) na Lista Vermelha da flora ameaçada de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- SANTOS, J.U.M. O gênero Aspilia Thou. (Asteraceae-Heliantheae) no Brasil. : , 2001.

- VASCONCELOS, M.F.D.; LOPES, L.E.; MACHADO, C.G.; RODRIGUES, M. As aves dos campos rupestres da Cadeia do Espinhaço: diversidade, endemismo e conservação. Megadiversidade, v. 4, n. 1-2, p. 221-241, 2008.

- NUNES, A. P. Registros Ornitológicos nos Campos Rupestres da Região de Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Atualidades Ornitológicas, n. 143, 2008.

- NAKAJIMA, J., LOEUILLE, B., HEIDEN, G., DEMATTEIS, M., HATTORI, E.K.O., MAGENTA, M., RITTER, M.R., M. Asteraceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB000055>.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, Diário do Executivo, Belo Horizonte, MG, 30 out. 1997, 1997.

Como citar

CNCFlora. Aspilia eglerii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Aspilia eglerii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 25/04/2012 - 20:21:47